sábado, 30 de janeiro de 2010

4. [Continuação]

Farquhar incumbiu o engenheiro Achilles Stenghel de chefiar o ousado empreendimento. Este mandou recrutar, nas principais cidades brasileiras e até no exterior 4.000 operários - mediante a oferta de altos salários e boas condições de trabalho - para aumentar o contigente de mão de obra, que chegou a atingir 8.000 trabalhadores, distribuídos ao longo de 372 km da ferrovia.

O trecho de Porto União a Taquaral Liso foi inaugurado em 3 de abril de 1909 pelo presidente Afonso Pena.

A estrada-de-ferro foi solenemente inaugurada em 17 de dezembro de 1910. Uma enchente ocorrida em maio de 1911 derrubou a ponte provisória, de madeira, sobre o Rio Uruguai, interrompendo seu tráfego, que só voltou a ser totalmente restabelecido quando da instalação, em 1912, da ponte de aço que se encontra em serviço até hoje.

O engenheiro Achilles Stenghel correspondeu às expectativas de Farquhar: construindo a estrada-de-ferro praticamente a poder de pás e picaretas, sem dispor de maquinários, fez a construção da ferrovia avançar a um ritmo alucinante de 516 metros por dia.

A União garantiu, por contrato, à Brazil Railway Company uma subvenção de 30 contos de réis por quilómetro construído e, ainda mais, garantiu juros de 6% a.a sobre todo o capital que fosse investido pela concessionária na obra. Como a Brazil Railway Company, contratualmente, recebia por quilómetro, cuidou de alongar ao máximo a linha, fazendo curvas desnecessárias e economizando assim em aterros, pontes, viadutos e túneis.
A companhia Brazil Railway Company, que recebeu do governo 15 km de cada lado da ferrovia, iniciou a desapropriação de 6.696 km² de terras (equivalentes a 276.694 alqueires) [4] ocupadas já há muito tempo por posseiros que viviam na região entre o Paraná e Santa Catarina. O governo brasileiro, ao firmar o contrato com a Brazil Railway Company, declarou a área como devoluta, ou seja, como se ninguém ocupasse aquelas terras [5]. A área total assim obtida deveria ser escolhida e demarcada, sem levar em conta sesmarias nem posses, dentro de uma zona de trinta quilômetros, ou seja, quinze para cada lado. [6]. Isso, e até mesmo a própria outorga da concessão feita à Brazil Railway Company, contrariava a chamada Lei de Terras de 1850 [6]. Não obstante, o governo do Paraná reconheceu os direitos da ferrovia; atuou na questão, como advogado da Brazil Railway, Affonso Camargo, então vice-presidente do Estado [7].

Essas terras foram oficialmente consideradas, pelo governo, pela Justiça do Paraná, e pela concessionária, como sendo terras devolutas e desabitadas. A realidade dos fatos era, entretanto, bem outra. Seu povoamento tivera início já no século XVIII, com o comércio de gado entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, quando ali surgiram os primeiros locais de pouso.

Durante muito tempo os milhares de habitantes desses longínquos rincões viveram, semi-isolados, da criação extensiva de gado, da coleta de erva mate e da extração rudimentar de madeira para seu próprio consumo. A erva mate podia ser vendida na região do rio da Prata.[8]

Se por um lado não se poderá isentar, totalmente, Farquhar na culpa pelos trágicos episódios que vieram a suceder na região do Contestado - como veremos adiante - por outro lado o governo federal, ao doar à Brazil Railway Company - mediante um contrato de concessão de serviços públicos - terras que eram ocupadas há séculos por brasileiros como se fossem terra de ninguém, destacou-se como o principal causador dos graves conflitos ali ocorridos.
Enquanto houve emprego disponível na construção da ferrovia não ocorreram maiores problemas. Ao término das obras, a Brazil Railway Company, por razões que se desconhece, não cumpriu seu compromisso de pagar a viagem de volta às suas cidades de origem para os 4.000 operários que arregimentara Brasil afora. Esses, desempregados, e sem meios para retornar a seus lares, juntaram-se aos demais nativos que foram demitidos da obra e começaram a perambular pela região, carentes de meios de subsistência. Foi lançada aí a primeira semente do que acabaria se tornando a Guerra do Contestado.


[editar] Southern Brazil Lumber & Colonization Company
Terminadas as obras da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande, Farquhar se dedica à segunda etapa de seu grande plano. Construiu um ramal ferroviário ligando Porto União à cidade de Três Barras, SC onde instalou, em 1913, a sede da Lumber, para explorar a madeira das matas ao redor da ferrovia.

A Lumber tranformou-se na maior serraria da América Latina e suas dimensões, mesmo nos padrões de hoje, são consideradas gigantescas .

A indústria madeireira ocupava uma área de 60 hectares e empregou 800 operários na sua fase inicial, número que chegaria dobrar. O complexo madeireiro se transformou em uma verdadeira cidade, com 214 casas para os empregados superiores, que dispunham de água encanada, energia elétrica, aquecimento central e água quente, proveniente das caldeiras que moviam a serraria. Até uma fábrica de gelo foi ali instalada. Para a diversão dos operários, utilizou o 3º projetor cinematográfico trazido para o Brasil, o único ao sul de São Paulo.

A Lumber de Três Barras constituía um mundo à parte nesse país. Era muito bem guardada por pistoleiros armados até os dentes, trazidos dos Estados Unidos, e que tinham ordem para atirar nos operários descontentes.
Possuia quadras de tênis para uso exclusivo dos diretores e de seus filhos. Na empresa a bandeira brasileira quase nunca era hasteada. Todo dia 4 de julho, data da independência dos Estados Unidos o feriado estadunidense era comemorado com toda a pompa e circunstância.
No museu da cidade de Três Barras ainda se pode ver um filme mudo, produzido na década de 20, que mostra uma visita de Farquhar à cidade. Idoso e simpático, já a caminho da falência, cumprimenta seus funcionários e sorri.[19]
O site oficial do Município de Três Barras, SC[9] assim descreve a ação da Lumber em sua região:
"A ação da empresa foi devastadora: toda a madeira extraída dos 180.000ha das terras do município foi vendida para a fabricação de casas nos Estados Unidos..."
"O progresso, porém, custou caro: a Lumber tinha suas próprias leis e funcionava como um território norte-americano dentro do Brasil. Pistoleiros vindos dos Estados Unidos tinham ordem de atirar nos empregados descontentes. Em 1938, Getúlio Vargas estatizou a madeireira, que tinha desviado 2.000.000 de libras esterlinas e pedira concordata. Cerca de 1.800 trabalhadores ficaram desempregados."

Bem meus Amigos.......

Trechinho meio longo;mas dá para perceber o que esteve por trás;da guerra do contestado.....quantas coisas não foram vistas....
Alguém ganhou muito com tudo isso....
NÃO FORAM OS BRASILEIROS;NEM O ESTADO DE SANTA CATARINA;QUEM FOI QUE LUCROU COM AQUELE GENOCÍDIO????
Fotos
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1150993&tid=5219134272609059108&na=1&nst=1
Filme sobre o contestado.
http://o-barrigaverde.blogspot.com/search/label/Downloads
Baixem e assistam é muito bom.

Falam como se aquilo que os governantes fizeram na época fosse uma maravilha,algo que o povo brasileiro devesse se orgulhar;tirando os fatos históricos(fotos,documentos,etc)mas tudo gira do ponto de vista de que os Caboclos eram Bandidos,sinceramente é de causar inveja ao Hitler,como pode?ter gente que ainda acha heroísmo,utilizar "Aviões",metralhadoras,fuzis,soldados treinados,dinheiro público...para combater famílias,desarmadas,pobres,QUE TINHAM DIREITO LEGÍTIMO sobre aquelas terras;para na verdade entregar ao lucífer Americano;SE esse é o BRASIL QUE EU TENHO QUE ME ORGULHAR;Prefiro comer merda,tropa de filhos da puta,fascínoras,Vigaristas,bando de covardes...MAIOR VERGONHA PARA O POVO BRASILEIRO!É por isso que esse país nunca vai para frente...está assentado em cima de mentiras,falcatruas,coerção,enganos e logros.Belos heróis!!!!

ali existiu um dos primeiros cinemas do Brasil,
e tbm um dos hospitais mais modernos da América do Sul.
além de quadras de tênis, e varias areas de lazer.
Eles podiam ter feito tudo isso e mais;só que não precisavam Assassinar 20.000 pobres Almas;e no fim é de se perguntar...para quem foi construído todas essas maravilhas?
Sangue de inoscentes foi derramado;e por isso mesmo o brasil vai ter de prestar contas sempre,podem notar aquilo que é construido em cima de injustiça,não prevalece;sempre vai haver atrasos,roubos,desvios nesta República de criminosos;por isso o povo deve procurar mudar este país;Reconhecer as injustiças que foram feitas e começar uma nova nação alicerçada na fé,na justiça e na paz;iniciando para variar pela verdade,reconhecendo os erros cometidos;A guerra do contestado foi sem dúvidas UM genocídio;talvez o pior cometido em toda história da América Latina.

filmes

guerra do contestado
http://www.youtube.com/watch?v=-bG-hcjMbOM&feature=related
.
A revolta dos caboclos
http://www.youtube.com/watch?v=zFdKHffdwwI&NR=1
.
contestado-guerra de Deus e o Diabo
http://www.youtube.com/watch?v=iPx-_7FqkyU&feature=related
.
http://www.youtube.com/watch?v=tr9yz2Sudso&feature=related
>
trabalho de história
http://www.youtube.com/watch?v=ANHsHKMX044&feature=related
>

Acredito que para quem quiser pesquisar a respeito deste fato;No municipio de CANOINHAS E TRES BARRAS(sc) É possível encontrar muito material e história;o Alex poderia ajudar bastante;eu procurei colocar aqui o que poderia conhecer á respeito,mas vamos continuar debatendo e colocando mais fatos pertinentes á essa história;Gosto muito de história,porém gostaria por exemplo de poder ver muitos dos fatos contados e escritos;não pela visão oficial da época,mas tentar chegarmos mais próximo possível dos fatos reais;Acredito que a história do Brasil foi muito manipulada,existem fatos na história que são contados apenas do ponto de vista oficial;talvez seja possível chegar mais perto da verdade,dos fatos,fuçando a fundo a história oficial e o entendimento lúcido do nosso esforço mental para compreeder os fatos,sem no entando distorcer o que realmente aconteceu e possivelmente reorganizar e reestabelecer algo a respeito destes fatos que estejam mais próximos da verdade.Seria interessante se pudessemos postar nestes tópicos fotos;gravuras,enfim poderia ser muito enriquecido o debate e poderia servir para as pessoas aprenderem e gostar de história;voce poderia contar algumas coisas por exemplo sobre Hermes da fonseca,como era o comando oficial na época...

http://www.planalto.gov.br/Infger_07/presidentes/hermes_fonseca.htm
>
http://www.planalto.gov.br/Infger_07/presidentes/wenceslau_bras.htm

A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.
.
por isso coloquei acima quem eram governo e detinham o poder de 1910 a 1918....

Hermes da Fonseca-biografia

http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_366.html
>
http://www.duplipensar.net/dossies/historia-das-eleicoes/presidente-hermes-da-fonseca.html
>
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermes_da_Fonseca

Primeiras mortes

O governo brasileiro, então comandado pelo Marechal Hermes da Fonseca, responsável pela "Política das Salvações", caracterizada por intervenções político-militares que em diversos Estados do país pretendiam eliminar seus adversários políticos, sentiu indícios de insurreição neste movimento e decidiu reprimi-lo, enviando tropas para "acalmar" os ânimos.
.
.><>houve crime á mando da Presidencia do Brasil;agora gostaria de ver reparação:
Como fizeram com os quilombolas.....
Porque não reconhecem agora;os direitos dos descendentes dos caboclos do contestado??
Em 28 de março de 1915,o capitão Tertuliano Potyguara parte da vila de Reinchardt com 1.085 homens em direção a Santa Maria, perdendo só em emboscadas durante o trajeto, 24 homens. Depois de vários confrontos, num deles Maria Rosa, a líder espiritual dos rebeldes, morre às margens do rio Caçador. Em 3 de abril, as tropas de Estillac e Potyguara avançam juntas e ordenadas para o assalto final a Santa Maria, onde restavam apenas alguns combatentes já quase mortos pela fome.
Em 5 de Abril, depois do grande assalto a Santa Maria, o general Estillac registra que "tudo foi destruído, subindo o número de habitações destruídas a 5.000 (...) as mulheres que se bateram como homens foram mortas em combate (...) o número de jagunços mortos eleva-se a 600. Os redutos de Caçador e de Santa Maria estão extintos. Não posso garantir que todos os bandidos que infestam o Contestado tenham desaparecido, mas a missão confiada ao exercito está cumprida". Os rebeldes sobreviventes se dispersaram em muitas cidades.
Em dezembro de 1915 o último dos redutos dos revoltosos foi devastado pelas tropas de Setembrino.

http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u1301/000118.html

Mensagem ao Congresso Nacional 1912 (em português)

http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u1301/000038.html
>
http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u1301/000039.html
>
http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u1301/000040.html
>
http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u1301/000041.html
>
http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u1301/000043.html
>
http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u1301/000044.html
>< <
onde cita ligações com a empresa RALWEY/AMERICANA

EM 1907 ERA ESTE O MINISTRO DA GUERRA....

http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u2244/000010.html
>
http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u2244/000017.html
>
http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u2244/000018.html
>
Esse louco depois chegou a presidente;então entendi:o que se passava na cabeça do HERMES RODRIGUES ....A qquer custo queria essas ferrovias ,não para o desenvolvimento do país ,mas para transportar tropas militares;QUE Importava para esse fdp 20 mil almas caboclas?na pressa para seu intento,nem averiguou ele e seu estúpido governo,que o Americano :
(Percival Farquhar (Iorque, 1864 — Nova Iorque, 4 de agosto de 1953) foi um empresário estadunidense, cuja atuação na América Latina é alvo de constantes polêmicas.);estava interessado em terras;então para o Hermes militar,como presidente;queria seus trenzinhos para transportar soldados;não era muito entregar uma faixa de terras do sertão;para obter seu sonho...(um absurdo 15km para cada lado da ferrovia,para nós )para o presidente militar não era nada;......
><>< >
aliou-se com o diabo,para fazer fluir seu sonho de demente;e tem gente que diz que um animal destes é herói?quanta podridão..."o Brasil teve seu hitler",sim!
>< >
e tem mais se não me falha;no discurso dele ao congresso onde pede dinheiro para as ferrovias;no final percebi que as contas da dívida externas do brasil se agravaram justamente no governo dele;estava gastando e fazendo dívidas enormes para serem pagas no futuro...
merece ter sua foto queimada duas vezes....
O impacto desta guerra? O Assassinato de 20000 brasileiros cívis e desgraçou á vida de mais 20000;somente aqui em SC.
O governo dele;e se for ver com atenção...vejam vcs...que mais ele aprontou;brasil a fora....

No meu entender esta história está mal contada de propósito,para proteger um presidente Assassino;se a história for contada verdadeiramente;começa lá no Marechal,quando foi ministro da guerra.....Por isso que esta história vai se perdendo;porque tem gente escondendo á verdade;mas chegou a hora dos pesquisadores,historiadores cairem em cima dela;eu apenas estou apontando o caminho;mas gente mais especializada, com certeza vai fazer pular deste mato um grande achado:"um hitler tupiniquim".
Nosso "estado"quase sempre esconde as verdades,cabe realmente a nós Internautas começarmos á debulhar o terço de forma diferente que premie à verdade!
Meu interesse é sempre fazer com que os mais jovens tenham à verdade nas mãos!

.
.
Eu hoje estou aposentado.
Participo de várias comunidades,sempre com o mesmo Espírito.
Com orgulho de nosso Estado e compromisso com à verdade!


2 comentários:

  1. Viu só...acabou!
    Agora é só comentar e pensar,esta história é muito real...aconteceu em Santa Catarina!!
    Fiz um resumo.
    o que não é fácil!
    ...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por esse belo trabalho. Informa e esclarece.

    ResponderExcluir